Mensagem



"Educação não transforma o mundo.
Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo "

Paulo Freire

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Atividade com texto para o 7º ano




                                   ATIVIDADE  DE PORTUGUÊS PARA 7º ANO
                                                                                           


Texto                                 A Namorada

Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
                                               Manoel de Barros. Tratado geral das grandezas do ínfimo.
                                                                      Rio de Janeiro: Record, 2001

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO DE 01 A 04 .

01) No poema “ A namorada”, o lírico anuncia o seu jeito de se comunicar com
a namorada.
a) Que verso conta o que dificultava ou impedia a comunicação entre os namorados?
_______________________________________________________________
b) Que verso(s) sugere (m) que o eu lírico se refere a uma outra época diferente da
atual? ___________________________________________________________________

02) Leia os versos.
“ O pai era uma onça.”
“ No tempo do onça era assim.”
a) A palavra onça, nesses versos, é empregada no sentido
( ) Real ( ) Dramático ( ) Figurado ( ) Poético
b) O significado da palavra onça nesses versos é
( ) mamífero ( ) bravo ( ) glória ( ) paizão

03). A forma de comunicação entre o e lírico e a namorada era bem-sucedida quando a
namorada respondia pela mesma pedra.
a) O verso que indica que esse momento era motivo de felicidade para o eu lírico é
( ) Não havia e-mail.
( ) Era uma glória!
( ) E então era agonia.
( ) O pai era uma onça.

b) Em que situação a comunicação entre os namorados não era bem suced ida ?
(  ) Quando amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão.
(  )Quando a namorada respondia pela mesma pedra.
(  ) Quando o bilhete enganchava na goiabeira.
(  )Quando pinchava a pedra no quintal da casa dela

c) Que verso transmite a apreensão do eu lírico ?
(  ) “ Era uma glória”.
(  ) “ A namorada recebeu o bilhete.
(  ) “ Não havia e-mail”.
(  ) “ E então era agonia”.

04). O que é possível deduzir sobre os motivos do eu lírico :
A) considerar uma glória se o namorado responder na mesma pedra ?
( ) Que a namorada tinha recebido a mensagem e se corresponderia com ele.
( ) Que a namorada não tinha recebido o bilhete.
( ) Que o pai leria o bilhete.
( ) Que outra pessoa poderia receber o bilhete.

B) Considerar uma “agonia” se o bilhete enganchasse nos galhos da goiabeira?
( ) Nenhuma pessoa poderia ler o bilhete, inclusive o pai dela.
( ) A mensagem poderia não chegar até a namorada e não ser lida por ela.
( ) O pai aceitar o namoro.
( ) A namorada mandar o bilhete de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário