Mensagem



"Educação não transforma o mundo.
Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo "

Paulo Freire

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Atividade de Língua Portuguesa para o 7º ano



         
                         Estudo de texto -   Sujeito

  Leia o texto a seguir::
                             A LUA NO CINEMA                                            

A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava pra ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
– Amanheça, por favor!
                                                   Paulo Leminski. Distraídos venceremos. São Paulo, Brasiliense,
1- Este poema
(A) explica o nascimento do cinema. 
(B) faz a propaganda de um filme engraçado.
(C) apresenta as características de uma lua solitária.
(D) conta a história de uma estrela que não tinha namorado.
2. . Observe a frase a seguir:
    “   A lua foi ao cinema  “
·         Destaque o sujeito dessa frase:____________________________________________
·         Classifique o sujeito dessa frase:__________________________________________

                    POR ONDE ANDARÁ SEVERINO?
    A última ariranha-azul em liberdade no mundo mora no Brasil, mas está desaparecida há dois meses. Se não for encontrada, a espécie corre o risco de extinção.
    Apelidada de Severino, a ave habita a região de Curuçá, no sertão da Bahia.           Segundo a coordenação de comitê de Recuperação da Ariranha-Azul, uma equipe de estudiosos e moradores já esta à procura de Severino. Há suspeitas de que ele tenha sido atacado por gaviões.
    A ariranha-azul é a menor arara brasileira que existe, mede menos de 30 centímetros e pesa cerca de 400 gramas. Hoje há cerca de 40 espécies em cativeiro no mundo todo (no Brasil são sete). Seu pequeno tamanho e a beleza da cor azul infelizmente atraem os traficantes de animais, que caçam e vendem as ararinhas como animais domésticos.

3- A finalidade deste texto é
(A) divulgar a beleza das aves de nosso país.  
(B) informar que gaviões são animais predadores.
(C) comunicar o desaparecimento da ariranha azul.
(D) convidar as pessoas a visitarem a região de Curuçá, no sertão da Bahia.

4. Assinale a única oração que apresenta sujeito indeterminado:
(    ) Venderam a última ariranha-azul.
(    ) A última ariranha-azul em liberdade mora no Brasil.
(    ) A espécie corre o risco de extinção.
                                                      O CONTO DA MENTIRA
    Rogério Augusto
     Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
     O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
Então aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”
     A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...

5- No trecho “A mãe tentava assustá-lo.”, o termo destacado substitui
(A) pai de Felipe. 
(B) Pinóquio. 
(C) cachorro. 
(D) Felipe.
 6- No desfecho do conto,  Felipe...
(A) continua contando mentira para seus pais.         
(B) decide ler todos os livros sobre o Pinóquio.
(C) torna-se um escritor e volta a criar histórias.
(D) escreve um livro de normas para o campeonato de rua.

7.   Assinale apenas as opções que apresentam oração sem sujeito:
(     ) O menino contava muitas mentiras.
(     ) Há dois meninos fora da sala.
(     ) Já é meio-dia.
(     ) Choveu durante a festa.
(     ) Felipe cresceu, tornou-se um escritor.

8. Agora é seu momento de apresentar sua opinião. Você acha certo mentir? Acha que as coisasque Felipe inventava poderiam  prejudicar alguém?
Escreva um comentário sobre esse assunto nas linhas abaixo:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________











                                                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário