Mensagem



"Educação não transforma o mundo.
Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo "

Paulo Freire

terça-feira, 27 de outubro de 2015



  Atividade de Língua Portuguesa para  o 9º ano 

        

                                Exercícios sobre figuras de linguagem

      
                                                     

Leia este poema de Vinícius de Moraes:



Soneto da Separação



                           De repente do riso fez-se o pranto
                           Silencioso e branco como a bruma
                           E das bocas unidas fez-se a espuma
                           E das mãos espalmadas  fez-se o espanto.
                           De repente da calma fez-se o vento
                           Que dos olhos desfez a última chama
                           E da paixão fez-se o pressentimento
                           E do momento imóvel fez-se o drama.
                           De repente, não mais que de repente
                           Fez-se de triste o que se fez amante
                           E de sozinho o que se fez contente
                           Fez-se do amigo próximo o distante
                           Fez-se da vida uma aventura errante
                           De repente, não mais que de repente.

             1. O poema se intitula " Soneto da separação". De que tipo de separação ele trata?
               Justifique sua resposta com um trecho do texto.

             2. O trecho   " fez-se o pranto / Silencioso e branco como a bruma "   apresenta uma figura 
               de linguagem.  Informe qual é:

             3. Explique a metonímia presente na oração :   " Você pode dar uma mãozinha aqui? "

             4. Observe o poema:

                           " Do alto de uma figueira
                              Onde pouso para dormir
                              Posso ver os vaga-lumes:
                              São milhares de pingos de luz
                              Que tentam cobrir o escuro . "
                  Qual a metáfora usada para descrever os vaga-lumes ?

             5.   Leia o texto a seguir:
                              
                                   Ignorância é fogo e cinzas
                                                                ( Folha do Povo de Mato Grosso
                                                                                                                                          do Sul, 20/09/2001)
                    Ainda tem gente que acha que fogo ajuda a devolver força à terra
                              e viço às pastagens.
                              Jogue um balde de água fria nessa ideia. Afinal, é preciso muita 
                              piromania para achar que fogo faz bem à Natureza.
                              Diga NÃO às queimadas !!!

          O texto faz parte de uma campanha pública de conscientização.
           a) Qual é o tema dessa campanha?

           b) Quem é o interlocutor que o texto pretende atingir?

           c)  No Título, lemos " Ignorância é fogo... "
           Que figura de linguagem foi empregada nessa expressão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário