Mensagem



"Educação não transforma o mundo.
Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo "

Paulo Freire

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Sequência didática- Matemática



Seqüência Didática
Atividade para turma do 1º ano do ensino Médio
Componentes curriculares:Matemática, Física(Ensino Médio) 
Duração: 200 minutos (4 aulas)
Tema:Logaritmo, caminhando na onda do som
Objetivo(s) Geral(ais):
- Aprimorar o conhecimento do logarítmo, apresentando aspectos sobre o mesmo em situações práticas do cotidiano;
- Permitir aos alunos o entendimento sobre os níveis de intensidades sonoras e as complicações que podem causar à saúde quando utilizadas de forma inadequada.
Competências/habilidades:
- Identificar a representação algébrica e/ ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial;
- Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ ou gráficos;
- Interpretar e extrair conclusões a partir de coletas de dados.
Desenvolvimento:
As atividades serão realizadas, obedecendo um cronograma a ser definido.
1º Momento: Apresentação do texto " Tocadores de MP3 já são risco à audição", através de slides, para sensibilizar os alunos sobre os riscos que o uso inadequado dos aparelhos sonoros podem causar à saúde, principalmente os aparelhos individuais. Expor o conteúdo sobre aplicação do logaritmo nas diversas situações práticas, dando enfoque no cálculo do nível de intensidade sonora(NIS). Ao final da explanação do conteúdo cada aluno receberá um questionário, contendo questões objetivas onde entrevistará alunos e pessoas da comunidade local sobre: quais; o local; o volume e com que freqüência utilizam os aparelhos individuais.
2º Momento: Dinâmica do passa-passa. Consiste em uma caixa contendo cartões com situações-problema diversas aplicando logaritmo. A turma será dividida em grupos e através de aparelho sonoro, executando musicas a caixa vai passando nos grupos quando parar a música um determinado grupo tira um cartão com a questão para responder, e assim sucessivamente. Depois serão socializados os resultados para sanar possíveis dúvidas. Será sugerido para os grupos a criação e apresentação de uma paródia com ritmo musical livre, alertando para os cuidados com o uso dos equipamentos individuais.
3º Momento: Culminância. Apresentação e exposição dos resultados obtidos nas entrevistas através de tabelas, gráficos e vídeos, para reflexões e discussões, relacionando-os com o cotidiano escolar. Apresentação das paródias criadas pelos grupos.
Recursos: Notebook, datashow, Internet, câmera digital ou celular com câmera, Pen Drive contendo arquivos que serão utilizados e cartazes explicativos sobre o tema.
Avaliação: Através da participação e contribuição nas discussões e nas atividades em grupo, no trabalho colaborativo, pelas estratégias e registros apresentados na resolução da atividade, bem como na socialização dos resultados encontrados.
Referências bibliográficas:
- Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores do Ensino Médio.Brasília 2009.
- <www.estadão.com.br/vidae/not_vid216526,0.htm>.Acesso em: 25 jan. 2013.
- Dante, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações, Vol.1, Logaritmos.
- <www.matematica.br/programas/varios.html#grabritos>



Nenhum comentário:

Postar um comentário